seguro fiança porto seguro

Entre as modalidades de garantia ao locador existentes qual delas é a que possui uma aceitação maior?

A procura pelo seguro fiança tem crescido cada vez mais no mercado de locação. As próprias administradoras de imóveis tem aconselhado seus clientes a utilizarem esse tipo de garantia. Em consequência do seu aumento as demais modalidades estão sofrendo uma redução. Entretanto, o fiador continua sendo a opção mais procurada pela população seguido pelo depósito caução. Esse depósito é feito com o intuito de dar uma margem de segurança ao proprietário, mas quando acontece do pagamento atrasado do aluguel ser um valor muito alto ele acaba não servindo tanto.

Moro num imóvel que o seguro fiança foi contratado como garantia ao proprietário. Caso aconteça algum tipo de imprevisto que acabe me atrapalhando e não realizando o pagamento do aluguel dentro do vencimento o seguro pode arcar com esse custo?

O objetivo de contratar esse seguro é permitir ao inquilino que não seja necessário apresentar o fiador. Quando a apólice é contratada e o pagamento do aluguel não é realizado nem dos seus encargos a seguradora pode ressarcir o proprietário pagando o valor que se encontra em atraso. No entanto, o inquilino terá de pagar a empresa os gastos que ela obteve. A principio a seguradora tenta uma cobrança amigável, mas se não houver acordo isso pode ir parar na justiça.

O proprietário do imóvel que pretendo alugar disse que somente aceita o inquilino se a garantia que ele tiver for o seguro fiança. Somente existe essa opção de garantia ou há outra?

Existem outras opções de garantia que podem ser dadas ao proprietário do imóvel que será alugado. A mais tradicional e comum delas é a apresentação de fiador que vem acompanhado pelo depósito caução. Na primeira, o candidato a inquilino tem de apresentar alguém que atenda as exigências do dono do imóvel e que se comprometa a arcar com o pagamento do aluguel e encargos se o inquilino não paga-lo em dia. Já o depósito caução é o pagamento prévio de três meses de aluguel feito na conta do proprietário do imóvel. Se ao fim do contrato de locação o inquilino não atrasar e consequentemente o valor depositado não for utilizado ele é devolvido ao depositante. Essas duas modalidades tem sido cada vez menos procuradas já que não é fácil encontrar alguém para ser fiador nem qualquer pessoa que possua uma soma em dinheiro considerável para depositar. Por esse motivo, a procura pelo seguro fiança tem se tornado cada vez maior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *