Seguro fiança para aluguel

O seguro fiança e o fiador são as mesmas coisas?

É verdade que esses dois nomes se parecem, mas o seguro fiança e o fiador são substitutos um do outro, não a mesma coisa. Quando se tem um fiador, tem-se uma pessoa que vai fazer o pagamento para o proprietário se o inquilino não puder pagar. Porém, no caso do seguro, o que se tem é uma cobertura da corretora especializada.

Existe uma apólice, como aquela que se vê nos seguros de motos ou mesmo de vida, e o inquilino vai pagar essa proteção em parcelas. Se esse indivíduo não conseguir quitar o seu aluguel, ocorrerá o sinistro e a corretora vai pagar.

O meu seguro fiança é sempre renovado?

Na verdade, as corretoras podem cancelar essa apólice se o inquilino aciona essa cobertura muitas vezes. A ideia é mesmo que a empresa pague para o inquilino, mas é lógico que a corretora não quer ser acionada constantemente: se ela aceitar que essa proteção seja contratada de novo, ela pode aumentar o que pede em suas parcelas.

Importa dizer o que é que as empresas avaliam para que uma cobertura dessas seja aceita. A renda, por exemplo, deve ser superior em três vezes àquilo que o contrato especifica como aluguel. Como essa quantidade pode não ser alcançada por apenas um morador, as corretoras aceitam que se juntem três rendas, sempre de indivíduos que serão residentes.

Para os proprietários: por que é melhor que se peça o seguro fiança?

No caso de o contrato ser efetivado com um fiador, é possível que aquela pessoa não tenha aquele valor no momento em que o proprietário precisa receber. Na realidade, muitos aceitam ser colocados na qualidade de fiadores porque acreditam que nunca precisarão pagar.

Falando da corretora, ela já está preparada para precisar arcar com o possível aluguel. A partir de quando o inquilino não pagou, o proprietário pode contatar a imobiliária e ela contatará esse indivíduo ou a corretora para que o depósito seja realizado. Além de esse proprietário ter a certeza de que seu aluguel será recebido, ele também o recebe rapidamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *