seguro fiança locatícia

O seguro fiança é muito burocrático?

As seguradoras têm a sua burocracia quando se fala de aceitar alguma cobertura que o cidadão pede. Falando do seguro fiança, as seguradoras podem desejar documentos da imobiliária falando do imóvel em questão, como a sua condição e o seu valor. Os comprovantes de renda dos que serão inquilinos também serão pedidos e aceitam-se os de, no máximo, três inquilinos.

Esses três comprovantes precisam juntar três vezes a quantia que essa imobiliária apresenta como aluguel. Não é impossível que a corretora de seguros considere a escolaridade dos inquilinos e até a sua idade: essas coisas são consideradas por ela para saber se esses inquilinos vão seguir no mercado de trabalho, não ocorrendo o sinistro.

Atualmente eu tenho dois imóveis em meu nome. Um deles eu uso como minha moradia já o outro é uma fonte de renda, pois o alugo. Já faz alguns meses que aluguei esse imóvel para um inquilino e de imediato realizei a contratação do seguro fiança como garantia de pagamento caso ele venha a atrasar o pagamento do aluguel. Essa semana fui até o imóvel e percebi algumas avarias em sua pintura. Como tenho contratado algumas coberturas adicionais e uma delas é voltada justamente para esse tipo de avaria eu posso acionar a seguradora para utilizar essa cobertura?

Quando um seguro é contratado o segurado possui o direito de acionar a seguradora quando é caracterizada algum ato passível de utilizar a cobertura contratada. Ao constatar que o imóvel está avariado a seguradora deve ser informada e em seguida encaminhados orçamentos que o proprietário tenha feito em empresas distintas após terem se passado 15 dias da desocupação do imóvel. além do envio desses orçamentos o laudo de vistoria original também deve ser enviado já que nele estão informações relativas aos danos que foram observados pelos profissionais além de ter a assinatura do inquilino. O prazo máximo para que os consertos sejam realizados é de cinco dias, mas para a indenização o prazo é de 30 dias que começam a ser contados após a apresentação das notas fiscais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *