Quando abre as inscrições para o Prouni: Fique de olho nas datas

Quem já está na corrida em busca do seu diploma não pode perder nenhuma informação e precisa estar atento a todas as oportunidades. Afinal, você não quer esperar outro ano para entrar na universidade por não ter ficado atento às datas e prazos para inscrições. Quer garantir sua vaga no Prouni? Veja os prazos a seguir:

Como funciona o Prouni?

O Programa universidade Para Todos (Prouni) é uma iniciativa criada para distribuir bolsas de estudo em faculdades. Essas vagas podem ser divididas em duas categorias: a de bolsas semi integrais e a de bolsas integrais.

Em parceria com as melhores instituições de ensino do país, o Prouni permite a distribuição de suas vagas através da pontuação dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Isto quer dizer que, para concorrer às vagas ofertadas pela próxima versão do Prouni, você precisa antes se inscrever no ENEM 2020. Geralmente, o período de inscrição começa em Maio, mas quem vai solicitar isenção da taxa de inscrição precisa fazer o requerimento antes e dentro do prazo.

Quando abrem as inscrições?

Como você conferiu, as inscrições ENEM 2020 começam em maio, mas a realização da prova só ira ocorrer em novembro. O exame será dividido em dois dias, sendo o primeiro e o segundo domingo do mês citado.

Ou seja, as inscrições para o Prouni só irão ocorrer após a divulgação do resultado do Enem, que acontece em janeiro. A expectativa é que a inscrição para o Prouni fique disponível entre os meses de janeiro e fevereiro, isto para a primeira entrada do programa. O resultado será divulgado em fevereiro.

Para quem irá optar pela opção do Prouni segunda entrada. As datas para solicitar o recurso geralmente só são divulgadas algumas semanas antes, por isso, é preciso estar atento às plataformas oficiais. A expetativa é que aconteça um pouco antes do segundo semestre do ano.

Prouni X Sisu

O Prouni e o Sisu são bastante confundidos por serem dois programas que dão acesso à universidade através do Enem, entretanto, vale pontuar algumas diferenças. Em primeiro lugar, o Prouni é voltado para a rede privada de ensino, enquanto o Sisu será totalmente voltado para o ensino público.

O período de inscrição e data de divulgação de resultado também são diferentes. O Sisu abre vagas um pouco antes, e todo o processo desde a inscrição até  a divulgação é efetuado no mês de janeiro.

O Ssiu também disponibiliza a possibilidade de entrada para o segundo semestre, mas assim como a quantidade de vagas e de cursos, a data de inscrição só é divulgada algum tempo antes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *