Diagnóstico de câncer atrasa no SUS; Lei defende prazo de 30 dias para o exame

Não é novidade que o funcionamento do SUS possua alguns déficits que preocupam pacientes, assim como também não é recente as propostas de melhoria para esse setor. Uma das maiores reclamações dos pacientes em relação ao sistema de saúde é o diagnóstico de câncer, que tem sido entregue depois do previsto.

De um lado, temos os pacientes que dependem dos hospitais do SUS sofrendo com a demora dos diagnósticos e do outro, os órgãos responsáveis que defendem o prazo de 30 dias para o resultado.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pelos hospitais públicos que oferecem diferentes tratamento para os pacientes. De acordo com os direitos humanos, todo e qualquer cidadão precisa ter acesso a saúde e é justamente esse o propósito desse sistema.

Para ter acesso a esse sistema de saúde, é necessário emitir o cartão SUS. Esse recurso é direito de todo cidadão e não possui nenhum custo para ser solicitado.

Quem ainda não possui o registro, pode garantir o seu atendimento através do cartão SUS 2020 onlineque representa uma forma simples de acessar o seu direito.

Mesmo que ainda bastante faltoso em alguns pontos, o SUS é muito importante para milhares de cidadãos brasileiros que dependem do sistema público para ter acesso a saúde digna.

O problema tem sido a necessidade da população de utilizar o SUS em contrapartida a grandes cortes relacionados a saúde. O sistema brasileiro dedicado a atender os pacientes tem se tornado cada vez mais precoce.

Esses efeitos puderam ser vistos claramente na recente notícia de que o Sistema Único de Saúde estava atrasando consideravelmente os diagnósticos de pacientes que tinham câncer.

A notícia passou a preocupar os brasileiros, principalmente aqueles que dependiam desse sistema se saúde. Por isso, o Governo precisou tomar um posicionamento ao problema.

De acordo com os responsáveis, o SUS possui um prazo de 30 dias para oferecer um diagnóstico preciso para esses pacientes e por isso, está encoberto pela lei.

O que nem todos sabem é que a lei foi sancionada recentemente e ainda possui um certo prazo para entrar em vigor. O prazo máximo de 30 dias é relacionado a realização de exames assim como o resultado dos mesmos.

Sendo assim, o hospital terá esse prazo para oferecer os dados para os pacientes. Os pacientes que precisam de atendimento devem estar atentos aos prazos e registrar todas as informações necessárias sobre esse atendimento.

De: cartãocidadão.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *